segunda-feira, 1 de abril de 2013

Angel Food Cupcakes e 1º Aniversário do Blog


Nem quero acreditar que já faz um ano que criei o blog... tudo por causa da brincadeira de um primo que me desafiou a pôr as receitas num blog e que seria a meias, mas que depois saltou fora (não foi Zé Maria...hehehehe)
Nunca me tinha passado pela cabeça que desse tanto trabalho, mas afinal, por incrível que pareça, o que dá menos trabalho é mesmo a parte da cozinha. O tirar a foto certa, escrever os textos, muitas vezes à que traduzir as receitas, etc.... leva tempo, que toda a gente sabe que hoje em dia não há que chegue.
Mas estou a adorar a experiência e as vossas visitas e comentários maravilhosos dão animo para continuar.
Mais uma vez aqui digo que como não tenho jeito para escrever nem para inventar receitas (acho que nunca inventei nenhuma e se isso acontecer não aconselho ninguém a comer...ahahahaha), todas as receitas que faço são retiradas de outros blogs, livros de cozinha, ou receitas que vi na internet. Uma coisa é certa: todas as receitas têm a fonte muito bem explicita e todas as fotografias são de minha autoria. Se houver alguém que prefira que eu não copie as receitas gostava que me informassem... :)






Vi imagens da preparação desta receita no facebook do Alquimia e disse logo - tenho que fazer... ainda por cima tinha imensas claras guardadas. E lá fui eu.
A receita está aqui - Alquimia dos Tachos


Ingredientes:

60 gr. farinha
150 gr. de açúcar
180 ml de claras de ovo (mais ou menos 6) - à temperatura ambiente
1 colher de sopa de sumo de limão
1/4 de chá de sal fino
1 colher de chá de extracto de baunilha
1/4 de chá de extracto de amêndoa

Preparação:

Na batedeira, bater as claras até formar alguma espuma. Adicionar o sumo de limão, o sal e continuar a bater até formar picos moles. Adicionar gradualmente metade do açúcar (75 gramas), uma colher de sopa de cada vez, até formar picos duros e brilhantes.
Juntar o extracto de baunilha e o extracto de amêndoas.
Juntar o restante açúcar (75 gramas) à farinha. Peneirar a mistura sobre as claras em neve (aos poucos) e suavemente envolver a farinha nas claras.
Deitar a massa nas formas de papel e bater com o tabuleiro na banca para retirar quaisquer ar dentro da massa. Levar ao forno pré-aquecido a 200 ºC durante 20 minutos.
Retirar do forno e deixar arrefecer em cima de uma rede.





51 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo primeiro aniversário, que seja o primeiro de muitos!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns :)
    e que bela forma de festejar com esses cupcakes!
    beijinhos e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Addicted,
      Beijinhos e boa semana para ti também.. :)

      Eliminar
  3. Que delícia. E muitos parabéns! O tempo passa depressa, não é? :) Muitos sucessos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Alex... estava a fazer contas quando realizei que já fazia 1 ano... :)
      beijinhos

      Eliminar
  4. muitos parabéns!que venham mais anos e mais receitas deliciosas como esta :) beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Mafalda pelo primeiro aniversario. Eu reduzo-me à insignificância da comemoração do meu primeiro mês por aqui.
    Ainda não vi muito do blog, mas esta receita é tão apelativa. Os olhos também "comem" e as imagens fazem-me deliciar-me.
    Sempre que quiser fazer algo saboroso e bonitinho, venho aqui bisbilhotar.
    Vim para ficar, mas volto.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.... obrigado pela visita e vais ver que não tarda nada já estás a fazer 1 ano de blog... pelo menos a mim passou num instante.
      beijinhos

      Eliminar
  6. Muitos parabéns pelo aniversário do blogue! :D

    Que venham muitos mais!

    Ficaram lindos lindos estes cupcakes!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marlene,
      Beijinhos grande e bom fim de semana

      Eliminar
  7. Parabéns pelo primeiro ano do teu blogue.que se sigam muitos mais!!!
    Estes cupcakes são ideais para celebrações...
    Bjinho
    Rita

    ResponderEliminar
  8. Também tenho imensas claras guardadas e esta receita atrai-me. Será??

    Parabéns pelo aniversário deste cantinho! :))
    Que venham muitos!

    Beijos,

    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então Aida,fizeste?... :)
      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  9. Parabéns! E os cupcakes ficaram lindos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Candy Love.....
      Beijocas grandes e bom fim de semana

      Eliminar
  10. Parabéns pelo blog :)
    Os cupcakes ficaram fantásticos

    ResponderEliminar
  11. Parabéns, Mafalda!
    E que excelente forma de comemorar este 1º aninho!!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns, que venham mais anos cheios de sabor:) Os cupcakes ficaram um mimo, lindos lindos, adorei!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também espero que sim Joana.. :) Muitos e docinhos..hehehe
      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  13. Parabéns Mafalda ! Os cupcakes estão o máximo !
    beijos
    michele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha Michele... beijocas grandes e bom fim de semana

      Eliminar
  14. que maneira óptima de aproveita claras! e adoro as caixinhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Limited Edition,
      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  15. Minha querida Mafalda eu levo tao pouquinho tempo nestas andanças, e tenho a mesma sensaçao que tu!! A trabalheira mesmo é escrever e tirar a foto certa.... Mas aos poucos la vamos fazendo!!!
    Adorei estes cupcakes! Estão absolutamente fantasticos!! Gostei tanto destas caixinhas que tornam os cupcakes irresistiveis!!
    Parabéns ao MasterChef!!! :)
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida Mena... às vezes é dificil de conciliar tudo, mas lá vamos conseguindo.. :)
      beijocas grandes e que o fim de semana traga SOLLLLLLL.. :)

      Eliminar
  16. Adorei esta receita, os cupcakes ficaram adoráveis! As formas são um mimo!!

    Acho que vou fazer esta receita :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz sim Cuca que valem bem a pena.. :)
      beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  17. Adorei a receita e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  18. Estão muito giros e as formas de papel dão um aspecto muito elegante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Raquel... também gosto imenso destas formas.. :)
      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  19. Mafalda :)

    Muitos parabéns pelo 1º aniversário do teu delicioso blog, desejo muitas felicidades e sucesso ! :)

    As formas dos cupcakes são encantadoras e os próprios ficaram magnificos, aproveitaste as claras da melhor forma, sem dúvida !

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isabel... eu tb adoro estas formas.. às vezes dá pena utiliza-las.. :)

      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  20. Mafalda :)
    Que lindos e fofinhos os teus cupcajes de angel food.
    Adoráveis e imagino a leveza ao trincar :)
    Parabéns pelo aniversário do blog, ao qual desejo muitos anos de receitas e coias boas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado querida Ginja.. espero estar cá por muitos mais anos e sempre na vossa companhia.. :)
      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  21. Parabéns, Mafalda!
    Um tantinho atrasados, mas com carinho. Que continue por muito tempo!
    Beijos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida Nô.... como dizia à Ginja, espero cá ficar muito tempo e sempre na vossa companhia.. :)
      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  22. Parabéns! Passei por acaso e achei o blogue delicioso...vou ficar por aqui!
    Boa noite!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maria, ainda bem que gostas.. :)
      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  23. Parabéns!
    Estes cupcakes estão deliciosos! De comer e chorar por mais.
    Continuação de excelentes partilhas e cozinhados!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paula, vou tentar continuar a fazer e partilhar as delicias que vejo por esta blogosfera fora.. :)
      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  24. Muitos parabéns e que continue e levei esta receitinha comigo.
    Kiss

    P.S. Não esquecer o passatempo a decorrer no meu blog
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    ResponderEliminar