Chegou mais um “Dia Um… Na Cozinha” e desta vez o tema escolhido foi a “DOÇARIA REGIONAL". Ora para mim este tema tem tanto de bom como de mau... de bom porque ADOROOOOOOO qualquer docinho regional, seja ele lá de cima ou lá de baixo do nosso Portugal. De mau, porque são muito DIFICEIS de fazer.... MEDOOOOOO.. :)
Mas, acho que até correu bem. Fui ao livrinho maravilhoso da Bimby "Do Convento para a Bimby" e começei a folhear para ver o que iria fazer. Passei pelas Lampreias de ovos, Dons Rodrigos (adoro), o Pão de Ló de Aveiro, as Barrigas de Freira... enfim.. havia muitos para escolher, mas todos me faziam medo...hehehehe. A escolha acabou por recair nuns Pasteis de Santa Clara (originários do real Mosteiro das Clarisses de Coimbra) que me pareceram maravilhosos (recheios de avos moles e amendoa tem tudo para ser bom), e não me enganei. Adorei mesmo... só não sei se ficaram iguais aos originais, mas que são bons, são. :).
Ingredientes para a massa:
250gr. farinha, tipo 65
120 gr. margarina para culinária
20 gr. água
30 gr. açúcar
1 pitada de sal
Ingredientes para o recheio:
150 gr. amêndoa sem pele
120 gr. água
250 gr. açúcar
10 gemas de ovo
1 gema de ovo batida para pincelar
açúcar qb para polvilhar
Preparação:
Começe por ralar a amêndoa do recheio 10 seg /vel 9.
Coloque no copo todos os ingredientes para a massa e programe 1 min./vel 6.
Retire e reserve no frigorifico.
Para o recheio, coloque no copo a água e o açúcar e programe 15 min./Varoma/Vel.1
Adicione a amêndoa reservada e as gemas e programe 5 min./100ºC/ Vel.2. Retire e deixe arrefecer.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa superficie polvilhada com farinha, estenda a massa finamente com a ajuda do rolo, coloque 1 colher de sopa de recheio, feche retirando bem o ar e corte com a ajuda de um cortador redondo, ou se um copo, dando a forma de meia-lua. Repita esta operação até acabar o recheio.
Coloque os pastéis num tabuleiro, pincele com a gema de ovo batida, polvilhe com o açúcar e leve ao forno cerca de 20 minutos.